É a boca do Senhor falando através da Palavra. É a Palavra que está além da letra

 

ESTUDO BÍBLICO PARA JOVENS E OBREIROS E EBD

 

ASSUNTO: A PRÁTICA DA DOUTRINA DA CONSULTA À PALAVRA

TEXTO FUNDAMENTAL: SALMOS 119:11

CONTAR EXPERIÊNCIAS COM A CONSULTA AO SENHOR ATRAVÉS DA SUA PALAVRA, APLICANDO OS SEGUINTES ENSINOS:

1. A PALAVRA VIVA (REVELADA)

2. A PRÁTICA DA PALAVRA

3. A PALAVRA COMO FORMA DE VIDA

4. A OBRA REALIZADA SOBRE A PALAVRA

5. A PALAVRA VIVA E EFICAZ

OBSERVAÇÕES:

NOS PRIMEIROS 15 MINUTOS DA REUNIÃO SERÃO TRANSMITIDAS ALGUMAS EXPERIÊNCIAS E SUAS RESPECTIVAS APLICAÇÕES, DE ACORDO COM OS ENSINOS.

APÓS, SERÃO CONTADAS EXPERIÊNCIAS LOCAIS.

OS GRUPOS DE ESTUDOS PODERÃO ENVIAR CONTRIBUIÇÕES

 

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

 

==================================================================

 

LEITURA DO TEXTO: – SALMOS 119:11 – (JFA-ERC-1995)

 

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.

OBSERVAÇÕES: os pastores poderão usar algumas das experiências abaixo citadas ou mesmo as experiências dos irmãos nas igrejas, contanto que seja dada uma explicação sobre o ENSINO, sejam contados os testemunhos das EXPERIENCIAS e por fim a identificação do ensino como RESULTADO da experiência.

INTRODUÇÃO

A experiência é o resultado da prática da Palavra. É com ela que nós testemunhamos aquilo que Deus tem nos ensinado e isso é que consolida o ensino que temos recebido do Senhor. A experiência deixa em nós a marca do ensino de tal maneira que nunca o esquecemos.

Vamos passar agora a alguns testemunhos de experiências nas quais veremos a maneira que o Senhor nos fala, porque é Deus vivo; veremos a maneira como sua Palavra é eficaz, porque ela nos traz sempre algum resultado; e a maneira como o Senhor nos ensina quando fala conosco.

A sequencia será: uma rápida explicação sobre o ensino, em seguida a experiência contada aplicando o ensino e depois a identificação do ensino como resultado da experiência.

EXPERIÊNCIA COM A CONSULTA AO SENHOR ATRAVÉS DA SUA PALAVRA, APLICANDO O SEGUINTE ENSINO:

1. A PALAVRA VIVA (REVELADA) – A Palavra viva é aquela que testifica que Jesus é vivo. É a boca do Senhor falando através da Palavra. É a Palavra que está além da letra. A palavra é viva porque é revelada pelo Espirito Santo e é Ele quem revela Jesus vivo.

“Uma senhora tinha o desejo de ser usada nas mãos do Senhor com dons espirituais. Passado já um tempo sem receber os dons, dizia consigo: “acho que vou parar de orar e quando o Senhor quiser me dará dons”. Diante disto pediu uma palavra: O Senhor lhe falou

em Tiago 1:6 “Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte”

O ENSINO EXTRAÍDO DA EXPERIENCIA:

Exemplo da Palavra viva (revelada), pois ela passou pela experiência da salvação, mas ainda não via claramente e esta consulta à Palavra fez parte do processo de santificação, pois ela agora esperou no Senhor e recebeu o dom.

EXPERIÊNCIA COM A CONSULTA AO SENHOR ATRAVÉS DA SUA PALAVRA, APLICANDO O SEGUINTE ENSINO:

2. A PRÁTICA DA PALAVRA – A Palavra de Deus é viva quando é praticada e, a partir daí, é que se vê os resultados de vida existentes nela. O Senhor está sempre falando independentemente do homem praticar ou não. A questão de falar é com Deus, porém a questão de ouvir e praticar e ouvir e não praticar é com o homem.

“Reunimos os jovens da igreja e durante o período de oração, o Senhor mostrou para que todos buscassem ao Senhor, para ter uma experiência naquele dia com a Palavra. Cada um pôde consultar a Palavra, e os textos foram maravilhosos, identificando cada necessidade pessoal dos irmãos”.

O ENSINO EXTRAÍDO DA EXPERIENCIA:

Buscando uma experiência no sentido de conhecer melhor a Palavra para pratica-la, os jovens receberam uma benção de o Senhor lhes falar pela Palavra sobre suas necessidades diante do Senhor.

EXPERIÊNCIA COM A CONSULTA AO SENHOR ATRAVÉS DA SUA PALAVRA, APLICANDO O SEGUINTE ENSINO:

3. A PALAVRA COMO FORMA E VIDA – A Palavra de Deus é viva para o servo do Senhor quando ela representa para ele uma forma de vida. Daí ele passa a usar a palavra como verdadeira fonte de impulso para a sua caminhada. E quando isso acontece é que o servo descobre a verdadeira vida existente na Palavra de Deus. Descobre que ela é viva e que o ajuda na sua caminhada.

“Uma irmã que pediu ao pastor para orar pela sua dor de cabeça. O pastor orou com imposição de mãos e depois abriu a Palavra para o Senhor falar sobre aquilo. O Texto dizia: “Guarda o teu pé quando entrares na casa do Senhor…” (Ecl. 5:1). Daí o Senhor deu uma revelação que a irmã estava com uma dificuldade na sua caminhada na vida espiritual. Ela ficou muito feliz com isso, porque o Senhor deu uma revelação que ela testificou que era aquilo mesmo. Então oraram novamente por ela em favor de sua vida espiritual.”.

O ENSINO EXTRAÍDO DA EXPERIENCIA:

O Senhor curou a dor física e também deu uma benção para a vida espiritual.

EXPERIÊNCIA COM A CONSULTA AO SENHOR ATRAVÉS DA SUA PALAVRA, APLICANDO O SEGUINTE ENSINO:

4. A OBRA REALIZADA SOBRE A PALAVRA – O caráter de vida existente na Palavra de Deus está sempre ligado à prática dela. A Obra de Deus é sempre realizada sobre Palavra do Senhor colocada em prática pelos seus servos, quanto atendem e obedecem a Sua palavra.

“Um irmão novo convertido através de uma mensagem em um culto o Senhor, pela palavra revelada falou ao seu coração a respeito da obra que queria realizar em sua vida. Abriu a Palavra pedindo ao Senhor uma confirmação: o texto foi: Atos 9:15 – “(…): Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel”. Ele indagou: Senhor, que plano é esse para a minha vida? Dias depois o Senhor lhe abriu uma porta de emprego em que ele recebeu uma proposta de trabalhar no exterior. A partir dali a Obra foi iniciada em sua casa no exterior. Hoje ele sabe que está naquele País, realizando a Obra do Senhor sobre esta palavra do Senhor”.

O ENSINO EXTRAÍDO DA EXPERIENCIA:

A disposição de atender estar inserido no contexto do projeto de Deus para a vida do servo, ele passa a realizar a Obra do Senhor sobre a Palavra dada pelo Senhor.

EXPERIÊNCIA COM A CONSULTA AO SENHOR ATRAVÉS DA SUA PALAVRA, APLICANDO O SEGUINTE ENSINO:

5. A PALAVRA VIVA E EFICAZ – A Palavra de Deus é viva porque o Autor dela é vivo. Cremos num Deus vivo e, por isso, cremos que Ele fala.

A Palavra de Deus é eficaz, porque ela produz o efeito desejado pelo Senhor, naquilo para que ela é enviada. (Isaías 55:11). A eficácia é o resultado produzido pela Palavra.

“Eu estava com minha filha recém-nascida internada na UTI de um hospital no RJ. A minha esposa ficava o dia todo ao lado da incubadora. Num determinado dia ela me falou da angústia que sentia ao ver nossa filha naquele estado tão grave e difícil. E naquele instante eu falei: a nossa filha pertence ao Senhor e a Palavra diz: “o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR”, (Jó 1:21). Diante desta palavra tão confortadora, minha esposa disse que essa Palavra foi uma libertação, tanto que ela recobrou as forças para continuar acompanhando a nossa filha, e 10 dias depois ela recebeu alta. Hoje, minha filha está com 17 anos, e até passou no vestibular para o Curso de Farmácia e Fisioterapia. Louvado seja o Senhor”.

O ENSINO EXTRAÍDO DA EXPERIENCIA:

A palavra viva do Senhor produziu o efeito do consolo, da esperança e acrescentou fé aos servos que viram os resultados de confiarem no Senhor, num espaço de tempo de 10 dias e, tendo já passado 17 anos, ainda vivem do efeito dessa palavra.

A PARTIR DE AGORA SERÃO CONTADOS ALGUNS TESTEMUNHOS DE EXPERIÊNCIAS DOS IRMÃOS NAS IGREJAS LOCAIS, IDENTIFICANDO O ENSINO EXTRAÍDO DA EXPERIENCIA.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s