RELACIONAMENTO DOS SERVOS E SERVAS QUANTO A CASAMENTO NA OBRA (apostila da obra)

Imagem

Texto Básico – Gl.4:29-31 “Mas como então aquele que era gerado segundo a carne e perseguia o que era segundo o Espirito, assim ‚ também agora. Mas que diz a escritura? – lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.

De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre”. 0 Senhor disse a Abraão que lhe daria um filho na sua velhice, e de Sara, que havia passado da idade de ter filhos. Tentando “ajudar a Deus”, decidiram proceder como um costume da época, que quando uma mulher não podia ter filhos, sua serva teria em seu lugar. Sara deu sua serva Agar e ela gerou de Abraão um filho chamado Ismael. Deus tinha falado a Abraão que seu propósito era de que Sara mesma tivesse o filho, como pelo milagre que só Deus pode realizar. Creram em Deus e Ele lhes deu o “filho da fé”. Assim, Ismael foi gerado segundo a carne (naturalmente como todos nascem) e Isaque foi gerado segundo a fé‚ ou segundo o Espírito, ou ainda, segundo o milagre de Deus.

Portanto, Ismael significa o homem carnal e Isaque o homem espiritual. Nós temos dos dois homens dentro de nós: o carnal e o espiritual, o Ismael e o Isaque. Gl.5:17 – “Porque a carne cobiça contra o Espírito e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis”. Sara começou a observar os dois jovens e viu que Ismael – o mais velho – zombava de Isaque e decidiu “lançar fora” a escrava (Agar e o filho) para preservar Isaque. Abraão a princípio discordou, mas concordou depois, visto que o próprio Senhor lhe dissera ser essa a sua vontade. Gn.21:9-10 – “E viu Sara que o filho de Agar, a egípcia, que esta tinha dado a Abraão zombava, e disse a Abraão: deita fora essa serva e seu filho; porque o filho desta serva não herdará com meu filho, com Isaque”. Ismael zombava de Isaque, isto é, usava com ele de palavreados e atos mundanos que seguramente levaria aquele que era espiritual a se corromper. Por isso a decisão de afastar aquele que era carnal, medida esta, que todos devem fazer: afastar de si o homem carnal para que possa predominar o homem espiritual ou da obra de Deus. 

  •  

    Vemos assim que aqueles que são carnais e que vivem segundo as vãs maneiras mundanas recebem as normas da vida do mundo, mas aqueles que vivem segundo o Espírito devem receber as orientações da Palavra do Senhor, isto é, da Obra de Deus. O mundo não tem o que nos dar, não é espelho para a nossa vida. Nossos padrões provêm do Senhor. O tipo de relacionamento dos servos quanto a casamento tem erradamente sido “copiado” do chamado namoro mundano. Para melhor caracterizar podemos fazer as seguintes perguntas:

    1. COMO SE NAMORAVA NO PASSADO?

    Ele de um lado, ela de outro, os pais no meio e ainda os pais é que escolhiam os pares.

    2. COMO SE NAMORA HOJE? Não há barreiras. Cada um age como quer.

    3. O QUE É O NAMORO MUNDANO GENERICAMENTE? É uma forma de relacionamento que independe de propósito de casamento, permitindo manifestações carnais.

    4. QUAL DOS TIPOS DE NAMORO (1 ou 2) QUE SE ENQUADRA NA OBRA?

    Nenhum dos dois.

    Como já demonstramos, o mundo não é espelho para a Obra.

    A Obra tem a sua orientação própria provinda do Senhor. (veja.Rm.12:2) 5.

    COMO É O NAMORO NA OBRA?

    É um relacionamento no Espírito que invariavelmente precede o casamento. Em outras palavras, o namoro na Obra é o período em que os servos se preparam para o casamento.

    Na verdade o namoro mundano não existe na Obra.

    Na Obra existe o casamento bíblico e único, indivisível e eterno.

    Quando dois jovens se preparam para esse ato, podemos entender por namoro na Obra.

    Tudo na Obra é sério e diante do Senhor. No mundo valem as brincadeiras.

    6. COMO SE PROCESSA ESSE RELACIONAMENTO NA OBRA?

    Se processa nos seguintes passos:

    a. As pessoas se escolhem preliminarmente sem interferências de quaisquer pessoas, nem mesmo o pastor.

    Observação: É claro que o pastor precisa ser inteirado.

    b. Devem seriamente buscar ao Senhor para conhecerem se vêm d’Ele os propósitos dos servos de se unirem. Jr.17:9 – “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Pv.31:30 – “Enganosa é a graça e vaidade a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor essa será louvada”. Pv.19:14 – “A casa e a fazenda são a herança dos pais, mas do Senhor vem a muIher prudente”.

    c. Se o casamento procede do Senhor devem casar-se o mais rápido possível.

    7. SE UM JOVEM OU UMA JOVEM NÃO ESTÁ PREPARADO PARA O CASAMENTO, SEJA POR IDADE OU POR MATURIDADE, DEVEM NAMORAR?

    Não devem, pois irão cair no namoro mundano, descompromissado, o que não é o propósito do Senhor. O servo deve ser prudente e esperar no Senhor o momento próprio.

    8. UM JOVEM DESEMPREGADO DEVE NAMORAR?

    Não deve, pois será uma aventura, não tendo condições de casar e assumir o propósito de casamento orientado pelo Senhor.

    9. SERVOS DISPOSTOS A OBEDECER AO SENHOR NA FASE DE NAMORO (NA OBRA), QUE TIPOS DE CUIDADOS E DE PRUDÊNCIA DEVEM TER?

    Não se isolarem, isto é, fugirem de lugares isolados, de passeios de carro a sós; enfim, de qualquer situação que estimule a manifestação da carne. Pv.30:18-19 “Há três coisas que me maravilham; e a quarta não a conheço: o caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha; o caminho do navio no meio do mar, e o caminho do homem com uma virgem.”

    Que o servo prudente faça como Sara: afaste Ismael, preserve Isaque; afaste o homem carnal e viverá o homem espiritual Discerne-se pelo texto acima que mesmo para os melhores servos é desconhecido o caminho quando se isolam (não há bons nesse sentido). Daí a recomendação acima. 10. NESTE ITEM APRESENTAREMOS UMA VISÃO CONCEDIDA PELO SENHOR QUANDO TRATÁVAMOS DO PRESENTE ASSUNTO: Um coração de um jovem e as seguintes palavras misturadas sem ordem no seu interior: VIDA AFETIVA, VIDA PROFISSIONAL, VIDA ESPIRITUAL. E o Senhor colocou a seguinte ordem: VIDA ESPIRITUAL, VIDA PROFISSIONAL, VIDA AFETIVA. Este é o roteiro recomendado pelo Senhor. Em primeiro lugar a vida espiritual. Tendo a vida espiritual, o jovem seguirá certamente estas recomendações (não confundir com a pergunta 6, que assim procede quem antes decidiu obedecer estas recomendações). Em segundo lugar vem a vida profissional. Qualquer servo prudente jamais se aventurará casar-se (dando lugar à vida afetiva) sem ter plenamente decidido a vida profissional. Os jovens que estão recebendo esta orientação da 0bra, tem uma orientação que não é mundana e que poderá adotar, lembrando que são informações para aqueles que estão na Obra, nunca regras ou mandamentos ou obrigações. Quem quiser fará o que melhor lhe aprouver, mas conhecerão o que a Obra recomenda. Ninguém interferirá no relacionamento dos servos, diante das presentes recomendações, mas eles, sabendo que o casamento na Obra é uma BÊNÇÃO ETERNA ou uma MALDIÇÃO ETERNA, deverão saber escolher e ficará a seu exclusivo critério. O pastor não deve consultar namoro ou casamento, seu dever é dar aos jovens estas orientações, e conscientizá-los da vontade do Senhor. Ele só marcará a data do casamento. Não entrará no mérito de quantas “revelações” tem a favor ou contra, isso é com os servos que conscientemente devem decidir no Senhor. Findando as presentes informações, recomendamos aos servos que querem estar na presença do Senhor e que querem uma bênção na sua união, que adotem a forma orientada pela Obra, lembrando que Ismael e Isaque batalham no interior dos servos levando-os a agir na carne ou no Espírito

    &

    &

    &

    Bem leiam e reflitam se interferem ou não na vida dos membros.

    Alias esse estudo creio que já não tem mais serventia nenhuma, porque os próprios pastores se casaram, se separaram, casaram de novo e tudo com a benção do senhor dos anéis.

    É tanta mentira, tanta hipocrisia que dá nojo!

     

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s